Manutenção de TOCHA MIG/TIG
Olá amigo soldador, seja bem-vindo a mais um PAPO DE SOLDA !
Você sabe quando uma tocha MIG/MAG ou TIG pode gerar prejuízos para o usuário ou para a empresa? Então vem comigo porque vamos conferir isso agora em mais um PAPO DE SOLDA !
A expressão “o barato sai caro” é antiga, mas não ultrapassada. Ela serve para nos alertar sobre os problemas que podem ser causados por produtos que são baratos demais em relação a outros produtos equivalentes. À primeira vista parecem iguais, mas podem causar perdas financeiras e até acidentes. Papo de Solda de hoje falaremos dos prejuízos, acidentes e problemas de saúde que podem ser causados por Tochas utilizadas nos processos de solda MIG/MAG e TIG.
Vamos listar aqui as quatro situações mais comuns para que você possa ficar atento e não cair nessa cilada:
- Número 1: Paradas constantes de produção por problemas com a tocha. Algumas paradas são causadas por falta de manutenção preventiva, mas MUITAS outras são causadas pela baixa qualidade da tocha e de seus consumíveis. Uma parada de produção pode custar um valor muito alto para a empresa. É importante calcular este custo ao longo de um ano para enxergar o tamanho do problema. Em alguns casos, a Tocha até tem qualidade, mas os consumíveis não são originais, pois foram substituídos por versões genéricas e mais baratas, com material de qualidade inferior. Consequentemente a durabilidade será menor e a substituição por um novo será muito mais constante.
- Número 2: Prejuízos devido à problemas na solda MIG/MAG. Alguns exemplos são: respingos, falta de fusão, instabilidade de arco e retrabalho; causados por tochas ou consumíveis de baixa qualidade e desempenho ruim. Podemos citar também a dificuldade que o operador tem em manusear a tocha, quando esta não tem boa ergonomia. Isso causa estresse e fadiga.
- Número 3: Constantes paradas por mal contato com o Tungstênio em tochas TIG. Além dos problemas na produção devido à arco instável e porosidade, nas tochas TIG pode ocorrer uma necessidade de constante afiação do eletrodo, quando o produto não tem qualidade.
- Número 4: Problemas causados à saúde do soldador pelo uso de Tochas de baixa qualidade. Os quatro principais fatores que podem causar este tipo de problema são os seguintes:
- Primeiro: Tocha com ergonomia ruim devido ao peso excessivo ou rigidez e falta de flexibilidade pode causar dores e eventualmente até a “LER”. A lesão por esforço repetitivo poderá ocorrer no punho do soldador ou no nervo carpal, localizado próximo ao polegar e palma da mão.
- Segundo: Durante a operação de soldagem, o Bocal ou mesmo o Difusor da Tocha MIG/MAG pode soltar-se, causando um curto circuito com a peça que está sendo soldada. Isso pode causar lesão pelo arco ao usuário e terceiros, além de problemas na solda e retrabalho
- Terceiro: Choque elétrico nas Tochas TIG: Proveniente da Alta Frequência, pode ocorrer na abertura do arco, devido à baixa isolação do punho. Mais especificamente pela baixa isolação dos materiais usados na fabricação e composição da tocha, alguns materiais ainda contendo metais tóxicos
- Quarto: Tochas MIG/MAG de baixa qualidade podem causar super aquecimento próximo à região do punho e cabo de corrente, transmitindo este calor para a mão do soldador. Este aquecimento excessivo, que acontece devido à intensidade da operação, mesmo utilizando-se luva, pode causar lesão na mão do soldador, afetando nervos e músculos. IMPORTANTE lembrar que, mesmo em tochas de qualidade, se estas forem mal dimensionadas para a aplicação, também podem causar este aquecimento localizado junto ao punho.
Observando todos os cuidados citados, você obterá melhores resultados nos processos MIG/MAG e TIG, além de ter mais conforto operacional, menos paradas de solda, redução de perdas financeiras e o mais importante, irá preservar sua saúde.
Comentários
Postar um comentário