Você sabe o que é norma AWS e ASME e qual a sua importância na soldagem?
Fala amigo soldador, você sabe o que é norma AWS e ASME e qual a sua importância na soldagem? Então vem comigo nesse PAPO DE SOLDA porque vamos conferir isso agora!
Ao longo da minha carreira de soldador e inspetor do solda recebi muitas consultas sobre o significado de AWS e ASME, mencionadas nos Certificados de Qualidade e nas etiquetas das embalagens dos consumíveis para soldagem. Em geral aparecem no formato de letras e números. Alguns exemplos de produtos que apresentam estas siglas são: Eletrodos Revestidos, Arames MIG/MAG, Arames Tubulares, Varetas TIG, entre outros.
Traduzindo para o português, AWS significa Sociedade Americana de Soldagem e ASME, Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos. São organizações não-governamentais que, entre muitas outras atividades, estabelecem as normas para classificar os consumíveis usados nos processos de solda ao arco elétrico. Apenas para comparação, são similares à ABNT aqui no Brasil.
Estas normas são utilizadas pelos fabricantes dos consumíveis para determinar as propriedades de seus produtos a serem utilizados nas mais diversas aplicações de soldagem. Ambas são equivalentes nestes requisitos e classificações, exceto que a ASME abrange aplicações mais específicas, como Vasos de Pressão ou Caldeiras, por exemplo.
É importante destacar que a responsabilidade pelos resultados da integridade ou qualidade das soldas é do fabricante ou executor destas peças e soldas. Por isso é importante utilizar o consumível apropriado à aplicação, observando requisitos metalúrgicos e propriedades mecânicas. Por outro lado, é responsabilidade do fabricante do consumível, fabricar e fornecer produtos que tenham as propriedades corretas e atendam os requisitos estabelecidos por umas das normas mencionadas, AWS ou ASME.
Para você, que executa as soldas, minha recomendação é de SEMPRE exigir o certificado do consumível que irá utilizar, inclusive do gás de proteção, caso utilize. A Embalagem do Consumível deve ter uma etiqueta impressa ou estar destacado na própria embalagem a respectiva Norma AWS ou ASME. Esta identificação na embalagem, inclusive, serve como certificado do produto, e deve indicar também o fabricante e o Lote.
AWS A5.1, A5.5, A5.18, entre outras, são as especificações que classificam os consumíveis inclusos em cada uma delas;
Para facilitar o entendimento destas Letras e Números, fizemos um resumo dos principais consumíveis utilizados e seus significados:
- AWS A5.1: Eletrodos Revestidos de Aço Carbono, tais como E6013 e E7024. (Exemplos: E6013, E7024, E7018)
- AWS A5.5: Eletrodos Revestidos para Aço de Baixa Liga, como E8010 e E10018 (Exemplos: E8010 e E10018, E11018M)
- AWS A5.18: Eletrodos e Varetas para soldagem com Proteção Gasosa, incluindo os arames e varetas para MAG e TIG. Alguns exemplos são o ER70S-3 e o ER70S-6 (Exemplos: ER70S-3, ER70S-6, ER70S-G)
- AWS A5.32: É a especificação para os Gases de Proteção para Soldagem
- AWS A5.36: Arames Tubulares para Aço Carbono, Baixa Liga, com e sem Gás, e os tipos Metal Cored ou Alma Metálica. Podemos citar como exemplo o E71T-1-C1A2-CS1 (Exemplos: E71T-1-C1A2-CS1, E80T5-M2196-Ni2, E71T8-A4-Ni1, E70C-6M)
É sem dúvida um pouco confuso, mas é fundamental que você conheça estes detalhes para não ser enganado. E assim possa adquirir sempre consumíveis com qualidade certificada e que estejam de acordo com a aplicação.
Comentários
Postar um comentário